Com a aproximação do verão, é tentador comprar óculos de sol de ambulantes ou até mesmo em lojas populares que oferecem o produto a preços convidativos. Alguns óculos – réplicas de modelos e marcas famosos – são tão parecidos com o original que chegam mesmo a confundir os menos atentos. Contudo, o uso de óculos falsificados pode trazer danos irreversíveis à sua saúde.
Segundo a Associação Brasileira de Indústria Óptica, quase 30% dos óculos produzidos no país são piratas ou ilegais. A grande maioria deles não possui as proteções necessárias para proteger os olhos dos raios UV.
Os oftalmologistas explicam que a exposição dos olhos às radiações Ultra Violeta (UV), acelera o aparecimento da catarata e intensifica a degeneração macular – doença que prejudica a visão central. Isso ocorre porque quando se usa óculos escuros, a pupila se dilata para receber mais luz, abrindo caminho para mais radiação.
Por isso é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas. Com óculos de sol falso, a pupila vai se dilatar, mas a proteção UV deixa de existir. Ou seja, é até pior do que estar sem óculos de sol.
Não são raros os casos de relatos de pessoas que, após a exposição ao sol, reclamaram de dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão. Isso já pode ser consequência do uso de um óculos de sol falsificado.
Assim, por mais tentador que seja, procure efetuar a compra de seu óculos de sol numa ótica de confiança.
Além de tradição e qualidade, a Soberana dispõe de uma equipe de consultores capaz de lhe oferecer opções que se adequem à sua possibilidade financeira e atenda todas as suas necessidades.
